Formação em Arte-Educação / FORMAe


São muitas e variadas as formas de se trabalhar a arte-educação. Algumas, por exemplo, priorizam a história da arte, outras os processos técnicos utilizados nas artes plásticas, outras na revisão e na construção de novas estéticas. Acredito na interligação das linguagens até para que possamos nos aproximar da amplitude que caracteriza a arte.

Através das pesquisas e reflexões que faço dentro do universo artístico e arte-educacional, venho confirmando a importância das práticas sempre associadas aos diálogos artísticos que vão se construindo entre as ocorrências trazidas pelos alunos e as propostas que os professores apresentam.

Esse laboratório de pesquisa sobre formas de expressão dentro da arte-educação que há tanto tempo me acompanha, sempre fortalece a ideia de que ao instigarmos um aluno a uma experiência artística, promovemos e desenvolvemos conversas entre o aluno e ele mesmo, o aluno e a arte e entre o aluno e o professor.

Através das ocorrências, os professores entram em contato com algumas afirmações, respostas e perguntas que os alunos trazem através de seus processos ou produtos artísticos. Uma relação que precisa ser cuidadosa e que exige muito respeito por parte do professor, já que estamos lidando com a sensibilidade de quem mergulha nos processos de criação.

Chamo essa delicada relação entre aluno, professor e arte de "Práticas Reflexivas" e são essas práticas que norteiam todo o curso.

Uma boa educação artística amplia a capacidade dos nossos alunos de transformarem informações em conhecimento, fortalece o poder de escolhas, desenvolve o olhar e a escuta sobre eles mesmos e sobre os outros, promovendo assim uma atuação mais consciente perante a vida.
O Formae teve inicio em 1978 e até 1995 foi ministrado no Atelier de Artes Plásticas Helio Rodrigues em Botafogo. Reiniciou em 2004 no atelier do artista no Anil – JPA e a partir de 2012 passou a ser ministrado também no Instituto Pró-Saber e no Baalaka Centro de Estudos da Criatividade.

Público-alvo
Profissionais e interessados pelo processo de desenvolvimento infantil e adolescente.
Conteúdo Programático

TEORIA

  • Módulo 1 – Introdução à arte-educação
    > A necessidade da arte
    > O Genuíno e o estereótipo
    > Os certos e errados na arte
    > A colaboração da arte na educação
    > A dinâmica das práticas reflexivas
  • Módulo 2 – Subjetividade e arte
    > Subjetividade e arte - parte 1
    > Subjetividade e arte - parte 2
    > Os acasos e a arte
    > Ocorrência - argumento para a arte
    > Processo, produto e arte
    > A fita de Moebius
  • Módulo 3 – Transformação e arte
    > A transformação como ferramenta na arte - parte 1
    > A transformação como ferramenta na arte - parte 2
    > Transformação e desconstrução
    > Pessoas e personas
    > Simbologia e arte
    > Criatividade e censura
  • Módulo 4 – Identidade e arte
    > A arte e a construção da identidade
    > Imaginação e vulnerabilidade
    > Identidade e arte - parte 1
    > Identidade e arte - parte 2
    > Os opostos
    > Sexualidade e arte
  • Módulo 5 – O vazio e a arte
    > Construção no vazio
    > Apego e desapego
    > Forma e contraforma
    > Eixo e referências
    > Diversidade e aproximação
  • Módulo 6 – O educador, a criança e a arte
    > Observações e práticas arte-educacionais
    > Legitimidade e pertencimento
    > O lugar do outro
    > Alguns sintomas e a arte
    > Simbioses
    > Liderança e educação
    > Limite repressão e censura
    > Processo de desenvolvimento criativo - parte 1
    > Processo de desenvolvimento criativo - parte 2
    > Reflexões finais

PRÁTICA

  • São trabalhadas inúmeras técnicas artísticas como: pintura, modelagem, colagem, gravuras, monotipias… apresentadas através de propostas relacionadas com cada conteúdo teórico abordado. Ou seja, se o tema do dia for “Os opostos”, a proposta artística deve instigar o aluno à reflexão sobre esse tema. Os trabalhos realizados são comentados no final de cada aula com a intenção de promover o desenvolvimento do olhar, da crítica e a revisão dos conceitos estéticos para que esses futuros profissionais possam atuar mais apropriados e com maior consistência em suas aulas.



Informações
- O curso pode ser feito de forma presencial ou online, obedecendo o mesmo conteúdo nas duas opções.
- As aulas podem ser repostas em outros períodos e/ou turmas conforme a conveniência do aluno, sem custo adicional.
- É ministrado pelo professor Helio Rodrigues.
- Alunos interessados poderão ser selecionados e contratados para participarem do Projeto Social "EU SOU" e do Curso Arte Conecta, com coordenação e supervisão de Helio Rodrigues e Luciana da Silveira.
Duração
A duração do FORMAe presencial é de 1 ano e um total de 100 horas.
Locais e Horários
O curso presencial acontece em dois bairros do Rio de Janeiro:

LAGOA
Núcleo Arte Ação Brasil, R. Sacopã, 693
Quartas de 10h às 12:30h.
Quartas de 18:30h às 21h.

ANIL
Núcleo Atelier do Artista, Rua Araticum, 1205 - Jacarepaguá
Um sábado por mês com 4 aulas, de 9h às 17h.


Blog do Helio Rodrigues
Um espaço de discussão sobre
os caminhos da arte-educação.
Valor do Investimento do FORMAe Presencial
Matrícula:
R$ 340,00 (ex-alunos são isentos da matrícula)

Curso:
R$ 5.750,00 à vista (Todo material incluído) ou em 12 x R$ 510,00 ou 16 x R$ 440,00

NOVAS TURMAS INICIANDO MAIO DE 2019!
FORMAe no Atelier (Anil)
FORMAe no Arte Ação Brasil (Lagoa)

Em caso de dúvidas, entre em contato por email

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