ARTE CONECTA

PARA CRIANÇAS e JOVENS
"Quando um indivíduo se conecta com a arte também se conecta com ele mesmo e com o mundo.

Com sua característica democrática a arte absorve as diferenças e faz delas matéria prima para suas manifestações, porque é da diversidade que a arte se nutre, se desenvolve e faz surgir o extraordinário.

Uma boa educação artística na infância produz adultos competentes, mais humanos e criativos."
Helio Rodrigues


É de interesse de toda equipe o desenvolvimento artístico e criativo de todos, assim como o aprimoramento e a qualidade das relações socioemocionais. As propostas artísticas e a atuação dos professores são fundamentadas no Processo das Práticas Reflexivas. Sempre que possível, a participação dos pais é muito bem vinda, tanto para trocas quanto para compreender melhor a forma como os conteúdos artísticos são tratados no curso. Esse contato amplia uma visão criativa e sensível além dos limites do atelier. Para isso serão realizados eventos gratuitos, abertos para pais e filhos que participem ou não do ARTE CONECTA. Sobre esses eventos, uma agenda com datas, horários e os temas que serão abordados, estarão disponíveis na seção Eventos do Blog do Helio Rodrigues, com o nome: “A arte entre pais e filhos”.
Programação Pedagógica
Sete principais propósitos do curso:

  • Fortalecimento do Eu individual – Aspecto principal que permeia todo o programa. É fundamental para o desenvolvimento da autoestima e para o processo de formação de um sujeito. O fortalecimento do EU, pode ser chamado de auto nutrição e é a base que permeia e estrutura todas as outras aquisições que se seguem no programa.
  • Fortalecimento do Eu social – Para que haja autorreconhecimento, condição que é favorecida quando um indivíduo passa a ser reconhecido pelo outro. Ampliação dos conhecimentos através das relações sociais e o exercício do pensamento e da opinião no mundo externo a ele.
  • Sensibilidade – Para perceber e se interessar por si mesmo, pelo outro e pelo mundo. Condição que promove o respeito como um todo, além de ser fundamental para desenvolvimento criativo artístico e intelectual.
  • Observação – Para promover a ampliação do olhar sobre o entorno físico e emocional, condição fundamental nos processos criativo e artístico.
  • Capacidade de Abstração – Para entrar em contato com as subjetividades que auxiliam nos processos de compreensão das metáforas, alimentam os processos cognitivos e enriquecem a linguagem verbal e artística.
  • Relação Temporal – Para a percepção e o aprimoramento das relações com o tempo. Reconhecimento do próprio tempo, o tempo do outro e do mundo. Favorece a localização não só no espaço físico como também no meio social. Quando um indivíduo está apropriado do tempo passa a ser capaz de pensar e projetar o próprio futuro.
  • Transformação – Para o desenvolvimento da capacidade de mudar o olhar e a escuta sobre si mesmo e sobre o mundo externo. Transformar o ordinário, o comum e previsível em extraordinário. Para se ver por outros ângulos. Se assumir pertencente ao diverso. Desenvolver ações que transformem obstáculos em soluções.

Equipe
Coordenação e supervisão
Helio Rodrigues

Professoras
Isabela da Silveira
Luciana da Silveira
Magaly Henriques
Programação Artística
As técnicas artísticas que são sugeridas podem ser em grupo, duplas ou individuais e dependem do interesse demonstrado por cada aluno. As propostas que veiculam essas atividades são pensadas a partir da observação e a consequente reflexão do professor, que sempre deve considerar o tempo e o processo evolutivo de cada um.

  • Desenho (lápis grafite e cor, nanquim, carvão, pastel oleoso e seco)
  • Gravura (madeira, isopor, linóleo)
  • Pintura (acrílica, guache, aquarela, têmpera de ovo)
  • Monotipia (guache, talho doce)
  • Escultura (argila, gesso, arame)
  • Modelagem (argila, papel machê)
  • Colagem (papel, tecido, sucata)
  • Animação (desenho, objetos, massas, recortes, barbantes)
Horários
As aulas são 1 vez por semana com 90 min de duração ministradas por um(a) arte-educador(a), um(a) assistente quando necessário for, e sempre coordenadas e supervisionadas por Helio Rodrigues.

Esse trabalho respeita o amadurecimento e os interesses de cada aluno; por isso adotamos um número restrito de participantes por turma.
4 a 7 anos
Terças
09:00 às 10:30
8 a 12 anos
Terças
16:00 às 17:30
Sextas
09:00 às 10:30
13 a 16 anos
Terças
18:00 às 19:30
Valor
R$ 280,00 / mês (Todo material incluído)
Solicite sua inscrição através do nosso formulário de contato.
Se preferir, entre em contato com a Profa. Luciana (21. 98111-3322) para maiores informações.
Local
Instituto PRÓ-SABER, Largo dos Leões, 70 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ

Em breve novas turmas em outros locais:
No Atelier do Artista, Anil – JPA
Na Barra da Tijuca




powered by eLearning fit