Blog do Helio Rodrigues

Um espaço de discussão sobre os caminhos da arte-educação no Brasil. Seguir o Blog!
Veja logo abaixo o meu último artigo publicado e a seguir, todo meu acervo pode ser acessado em Leia Mais!


"A ARTE AMPLIA O OLHAR PARA ALÉM DA CONCRETUDE DAS COISAS. DESENVOLVE-SE NA FALTA, NO VAZIO E NÃO DO QUE SE APRESENTA PRONTO, COMPLETO, PREENCHIDO." Helio Rodrigues




Essa tinta sai da roupa?
19/08/2019. HELIO RODRIGUES
É assim mesmo, especialmente as crianças menores quando lidam com tintas, se sujam mesmo e muito! Essa é uma experiência sensorial que deixa marcas importantes na vida. São marcas que colaboram com o desenvolvimento infantil; já na roupa, dependendo da tinta, pode até sair. Elas pintam braços, pernas e se puderem pintam as barrigas; o que muitas vezes incomoda os adultos, apesar de ser uma forma simbólica de nutrir-se, afinal, a barriga assim como a boca são lugares do alimento. Especialmente com os bebês, se não ficarmos atentos, é para a boca que vão as tintas. Por isso, com esses pequenininhos é melhor pensar nas tintas comestíveis. A importância desses processos sensoriais é tão grande que se não forem vividos, principalmente nesses primeiros anos de vida, mais tarde podem surgir dificuldades cognitivas (pelo distanciamento da pesquisa e consequente das descobertas), afetivas (pelo impedimento do contato em si) e comportamentais (pela inexperiência sensorial / sensível). É tão fundamental o processo das experimentações, que as crianças que não tiveram esse contato direto, após a alfabetização costumam apresentar desinteresse pelos próprios resultados artísticos. Tornam-se críticos. Mesmo que tardiamente, crianças de qualquer idade quando são estimuladas criativamente se nutrem com a oportunidade de viverem esses processos e se re equilibram nas áreas afetadas Já vi pré adolescentes e adolescentes que quando tiveram oportunidade da arte encontraram maneiras de se “sujar” com tintas, argila, cola... e, claro, não pensaram em produto, só queriam viver o prazer do processo. Isso não significa que exista um atraso no desenvolvimento, mas talvez apenas uma imaturidade sensorial, que pode ser ultrapassada com propostas simples de contato direto com os materiais e que valorizem os processos. Aos pais, sugiro que permitam que suas crianças se sujem e, se puderem, experimentem com elas e se sujem também, afinal, atualizar sensações e reforçar sentimentos é sempre muito bom.
Tags: arte-educação





Leia mais!
Artigos publicados pelo arte-educador Helio Rodrigues.
Leia também a nossa seleção de artigos relacionados à educação e arte-educação. Em muitos deles poderá encontrar comentários do arte-educador Helio Rodrigues.


Área de Conhecimento

Este espaço é frequentemente atualizado com artigos selecionados sobre educação e arte-educação. E em muitos deles poderá encontrar comentários do arte-educador Helio Rodrigues.

Você também pode indicar um artigo para ser publicado nesta área. Entre em contato conosco.



Arte Ação Brasil no Facebook, siga a nossa página e fique sempre conectado com a arte-educação.
Blog do Projeto Social EU SOU, que há mais de 12 anos trabalha a (re)construção da identidade de crianças e jovens através da arte.
IAE - Instituto de Arte-Educação, que tem como objetivo principal apoiar e desenvolver a multiplicação da cultura e da arte-educação.
Todos pela Educação, nós apoiamos! Não deixe de conhecer as 5 atitudes.
Educação para o século 21, Portal de Inovação para Educação com grande destaque para as relações socioemocionais oriundas do Seminário internacional que reuniu educadores de diversos países no Rio de Janeiro para compartilhar experiências inovadoras em escolas.
Instituto Alana, O Alana trabalha para encontrar caminhos transformadores para as novas gerações, buscando um mundo sustentável e de excelentes relações humanas.
PORVIR, é uma iniciativa de comunicação e mobilização social que mapeia, produz, difunde e compartilha referências sobre inovações educacionais para inspirar melhorias na qualidade da educação brasileira e incentivar a mídia e a sociedade a compreender e demandar inovações educacionais.


powered by eLearning fit